01 janeiro, 2009

Prémios 2008 - Manga - Parte 1

Bem, há que começar o ano da melhor forma e eu decidi este ano atribuir prémios aos melhores de 2008, não só na categoria Anime (como fiz no ano passado), mas também na categoria Manga.
Esta "entrega" de prémios vai ser dividida em várias fatias, para os posts não serem demasiado grandes. Esperem posts diários até ao dia 17 (pelo menos).
Fica já aqui a nota que, para os Manga (exclusivamente), nomeie todos os mangas que li durante o ano transacto, e não apenas os que foram publicados durante esse mesmo ano. Seria demasiado confuso para mim e estaria a descartar um enorme número de pérolas.
Comecemos então pelos géneros:
manga_2008_accao
Melhor Acção: ONE PIECE de Eiichiro Oda

A escolha foi renhida, mas no final, tive de me render à magnífica acção de One Piece, não só por ser visualmente espectacular, como também por o ser na medida certa. Sem se prolongar demasiado e sempre, mas sempre, surpreendente.

Outros nomeados: Black God, Change 123

manga_2008_aventura
Melhor Aventura: DRAGON HEAD de Minetaro Mochizuki

Dragon Head é um dos meus mangas favoritos. Todo o seu desenrolar grita "FANTÁSTICO" e, no fundo, esta história não passa de uma grande e turbolenta aventura em que dois adolescentes se vêem envolvidos. Uma aventura que deixará qualquer um agarrado ao seu assento.

Outros nomeados: Monster Hunter Orage, One Piece

manga_2008_comedia
Melhor Comédia: YANKEE-KUN TO MEGANE-CHAN de Miki Yoshikawa

Verdade seja dita, muitos mangas me fizeram rir este ano (felizmente), mas nenhum como este. É tão disparatado que não conseguimos deixar de soltar uma gargalhada com as aventuras e desventuras de dois adolescentes. Ele é um delinquente e ela é uma rapariga, aparentemente ordinária, mas que esconde um poderoso segredo. É rir para crer!

Outros nomeados: Gokusen, One Piece

manga_2008_drama
Melhor Drama: BITTER VIRGIN de Kei Kusunoki

Há mangas que nos tocam, e este foi um dos que mais me marcou durante 2008.
Uma jovem que era abusada pelo padrasto e cuja mãe não acreditava nela, fica grávida e vê-se forçada a dar a criança para adopção. Tentando reconstruir a sua vida, ela muda-se, sozinha, para uma nova cidade. Aí conhece o rapaz que mudará a sua vida. Trágico, mas caloroso. Um manga que não deixará ninguém indiferente!

Outros nomeados: Gakuen Alice, Nana

manga_2008_fantasia
Melhor Fantasia: IMMORTAL REGIS de Jyu Deo

O Manwha esteve em alta no ano que passou. Ou será que eu estava de olhos fechados até agora?
Este manwha é misterioso, fantástico, e com uma arte de cortar a respiração.
Por vezes um pouco confuso, mas na verdade nunca nos perdemos. Há que deliciar-nos no desenvolvimento das personagens e nos seus relacionamentos turbulentos. Ainda muito está por revelar, mas aí é que reside a fantasia.

Outros nomeados: Fairy Tail, One Piece

manga_2008_romance
Melhor Romance: UNBALANCE x UNBALANCE de Dal Young Im e Soo Hyun Lee

O romance sempre foi um dos géneros que mais li, mas, verdade seja dita, poucos foram os títulos que ficaram para sempre cravados na minha memória.
Este é um deles! Lidando com os sentimentos conflituosos e impetuosos de uma professora e o seu aluno (17 anos), este é um manwha que cresce dentro de nós. Se ao início os sentimentos deles podiam parecer algo fúteis, com o desenvolvimento, essa futilidade já não existe. Sem dúvida, mais um excelente Manwha e que consegue alcançar o que muitos mangas podem apenas sonhar criar.

Outros nomeados: Half and Half, Kimi ni Todoke

manga_2008_sliceoflife
Melhor Slice-of-life: ANTIQUE BAKERY de Fumi Yoshinaga

Nunca fui muito adepta de Slice-of-life (mangas ou animes), mas de vez em quando algo surge para me surpreender. Tinha ouvido falar muito deste manga: maioritariamente que era shounen-ai, o que, fica já aqui o aviso, não é bem o caso.
Um delicioso (ai aqueles bolos!) manga que digerimos com calma mas com muito prazer. Uma pequena pérola, que só é pena ser tão curta (16 capítulos). Mas não desesperem, estes capítulos são suficientes para deixar a sua marca. Com um fenomenal desenvolvimento de personagens, algo raramente visto em tão curto trabalho.
Não se deixem intimidar pelo facto de as personagens (principais) serem todas homens (sim, adultos) ou de um deles ser homossexual. Garanto-vos que não é essa a trama principal e que não se arrependerão de se deixarem levar por esta brisa ... Antique Bakery.

Outros nomeados: Kyou no go no ni, Solanin

manga_2008_suspense
Melhor Suspense: MIRAI NIKKI de Sakae Esuno

Poucos devem ser os que não ouviram falar deste título. Mirai Nikki já tem um lugar cativo no "must-read" de muita gente, e por boas razões.
Este manga deixar-vos-á com os cabelos em pé, surpreender-vos-á a cada virar de página e far-vos-á desejar a morte a muitas personagens fictícias. Estes, meus senhores, são os tratos que fazem de Mirai Nikki um pequeno tesouro que nunca falha em surpreender.

Outros nomeados: Doubt, Dragon Head

manga_2008_thriller
Melhor Thriller: DOUBT de Yoshiki Tonogai

Doubt pode ter algumas falhas (muito pequenas), mas é inegável o facto de este manga ser visceral(mente) aterrorizador e inesperado.
Um grupo de adolescentes presos, sendo mortos um a um, até que descubram o lobo em pele de cordeiro. Não há como negar que Doubt nos deixa com a pulga atrás da orelha, sempre incertos sobre quem será, verdadeiramente, o lobo esfomeado.

Outros nomeados: Mirai Nikki, Zashiki Onna

Amanhã vem os galardoados por categorias. Aguardem!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails